Monte de Adoração

Paulo Moral & Cecília Moral

Como Lidar Com as Perdas?

Poda-Depois da poda tem o período do choroOlá amados, tenho feito uma série de mensagens sobre o tema de nossa Igreja este ano: Tempo de Frutificar. Vou publicar algumas e espero que te edifique.

É sempre um dilema quando entramos em tempos de poda na vida. Temos que lidar com as tentações para o desânimo e com as perdas.

Tudo é uma questão de escolha: Podemos escolher desistir ou perseverar; o fracasso ou a superação. O que você vai escolher?

A identificação da mensagem é:

Série: Frutificar

Tema: A Limpeza dos Ramos – Como Lidar Com as Perdas.

Assista o vídeo: http://vimeo.com/64681419#at=0

Texto: João 15:2 a 4

Tema: A Limpeza dos Ramos – Como lidar Com as Perdas.

João 15:1-5

1Jesus disse:

Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. 2Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda. 3Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. 4Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.

5— Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada.

Nossa ênfase, hoje, está em Jo 15:2 a 4

2Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e dêem mais uvas ainda.

3Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado.

4Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.

Introdução:

No domingo passado, vimos que após a poda, entramos em tempo de espera, e somos tentados de diversas formas a desistir.

Hoje, falaremos sobre como lidar com as perdas após a poda e a limpa.

Em Nossa vida sempre lidamos com perdas.

1- Seja pela caminhada com Deus, onde Deus nos poda e limpa ou;

2- Pelos pecados que cometemos e seus prejuízos.

Na caminhada com Deus, somos limpos dos defeitos de caráter por causa das iniquidades que carregamos desde o pecado de Adão.

Quando cometemos pecados esperimentamos algum tipo de morte, de perda, até que nos arrependamos e sejamos limpos do pecado pelo sangue de Jesus Cristo, através do perdão.

As perdas e o tempo do choro.

Depois de uma poda, uma limpa, uma perda entramos no tempo da espera, do choro e do lamento.

Todos temos o direito de chorar, de sermos honestos para com as dores das perdas.

O tempo do choro deve passar.

Mas não podemos estacionar no lamento, chorar além da medida por auto-comiseração ou auto-piedade.

Se estacionarmos no choro e no lamento, perderemos algo maior, que é a possibilidade do novo, da superação, do recomeço.

= O bom é inimigo do melhor, que é inimigo do excelente=

= Se nos acomodamos no bom, perdemos a oportunidade do melhor=

=Se nos acomodamos no melhor, perdemos a oportunidade do excelente=

Precisamos estar abertos para os recomeços; para o novo.

Os ciclos da natureza e das estações nos ensinam isso.

Tudo que está vivo se movimenta, cresce, recomeça.

Deus é perito em recomeços.

Nosso Deus é Deus de novidades constantes. É vivo; tem movimento.

Nosso Deus é criativo sempre, traz à existência o que não é; cria o que for preciso para que Seus filhos cresçam e amadureçam à estatura de Jesus.

É uma questão de escolha.

Jesus disse no v. 4: “Continuem unidos comigo…”

O verbo “Continuem” está no imperativo. É uma ordem.

Isto, porque, depois da poda e da limpa, contiuamos com a possibilidade da escolha.

Podemos encarar as perdas como o fim, e desistirmos da vida, ou;

Podemos encarar as perdas como uma oportunidade.

A desistência ou a perseverança;

A morte ou a vida;

O fracasso ou a superação;

O pecado ou o quebrantamento;

Os prazeres ou a santidade;

O mundo ou o Reino de Deus;

Tudo é apenas uma questão de escolha.

Vejamos alguns exemplos na Bíblia de homens de Deus que perderam para ganhar.

1- Noé

Perdeu 120 anos construindo a Arca para

Ganhar salvação; recomeçar a humanidade; fazer uma nova aliança com Deus.

Gn 6:17-22

17 Vou mandar um dilúvio para cobrir a terra, a fim de destruir tudo o que tem vida; tudo o que há na terra morrerá. 18 Mas com você eu vou fazer uma aliança. Portanto, entre na barca e leve com você a sua mulher, os seus filhos e as suas noras. 19-20 Também leve para dentro da barca um macho e uma fêmea de todas as espécies de aves, de todas as espécies de animais e de todas as espécies de seres que se arrastam pelo chão, a fim de conservá-los vivos. 21 Ajunte e leve todo tipo de comida para que você e os animais tenham o que comer.

22 E Noé fez tudo conforme Deus havia mandado.

2- Abrão

Perdeu o convíveo e a segurança do clã familiar para

Ganhar Deus na vida; ser pai de nações; pai da fé; fazer uma nova aliança com Deus.

Gn 12:1-3

1 Certo dia o Senhor Deus disse a Abrão:

Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa do seu pai e vá para uma terra que eu lhe mostrarei. 2 Os seus descendentes vão formar uma grande nação. Eu o abençoarei, o seu nome será famoso, e você será uma bênção para os outros. 3 Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem. E por meio de você eu abençoarei todos os povos do mundo.

3- Moisés

Perdeu o status de príncipe do Egito e o respeito de seu povo para

Ganhar o privilégio de ser o Libertador e grande legislador de Israel, e o homem mais importante do AT

Hb 11:23-27

23 Foi pela fé que os pais de Moisés, quando ele nasceu, o esconderam durante três meses. Eles viram que o menino era bonito e não tiveram medo de desobedecer à ordem do rei.

24 Foi pela fé que Moisés, quando já era adulto, não quis ser chamado de filho da filha de Faraó. 25 Ele preferiu sofrer com o povo de Deus em vez de gozar, por pouco tempo, os prazeres do pecado.26 Ele achou que era muito melhor sofrer o desprezo por causa do Messias do que possuir todos os tesouros do Egito. É que ele tinha os olhos fixos na recompensa futura.

27 Foi pela fé que Moisés saiu do Egito, sem ter medo da raiva do rei, e continuou firme, como se estivesse vendo o Deus invisível.

4- Davi

Perdeu o filho que teve com Bete-Seba, para

Ganhar, pela Graça disponível ao pecador arrependido, o descendente que seria um tipo de Cristo.

2 Sm 12:15-20

15Aí Natã foi para casa.

Então o Senhor fez com que o filho de Davi e da mulher de Urias ficasse muito doente. 16Davi orou a Deus para que a criança sarasse e não quis comer nada. Entrou no seu quarto e passou a noite inteira deitado no chão. 17Então os funcionários do palácio tentaram fazer Davi se levantar, mas ele não quis e não comeu nada com eles. 18Uma semana depois, a criança morreu, e os funcionários ficaram com medo de dar a notícia a Davi. Eles disseram:

Enquanto a criança estava viva, Davi não respondia quando falávamos com ele. Como vamos dizer a ele que a criança morreu? Ele poderá fazer alguma loucura!

19Quando Davi viu os oficiais cochichando uns com os outros, compreendeu que a criança havia morrido. Então perguntou:

A criança morreu?

Morreu! — responderam eles.

20Então Davi se levantou do chão, tomou um banho, penteou os cabelos e trocou de roupa. Depois foi à casa de Deus, o Senhor, e o adorou. Quando voltou ao palácio, pediu comida e comeu logo o que lhe foi servido.

5- Dos discípulos

Perder a vida – dizer não a alma, para

Ganhar a verdadeira vida no Reino de Deus

Mt 16:24-27

24E Jesus disse aos discípulos:

Se alguém quer ser meu seguidor, esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe.25Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira; mas quem esquece a si mesmo por minha causa terá a vida verdadeira. 26O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. 27Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai com os seus anjos e então recompensará cada um de acordo com o que fez.

6- O Ap. Paulo

Perder os privilégios de ser um fariseu proeminente, para

Ganhar a sobreexcelência do conhecimento de Cristo

Fp 3:4-10

4É verdade que eu também poderia pôr a minha confiança nessas coisas. Se alguém pensa que pode confiar nelas, eu tenho ainda mais motivos para pensar assim.5Fui circuncidado quando tinha oito dias de vida. Sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, de sangue hebreu. Quanto à prática da lei, eu era fariseu.6E era tão fanático, que persegui a Igreja. Quanto ao cumprimento da vontade de Deus por meio da obediência à lei, ninguém podia me acusar de nada.

7No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor.8E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo 9e estar unido com ele. Eu já não procuro mais ser aceito por Deus por causa da minha obediência à lei. Pois agora é por meio da minha fé em Cristo que eu sou aceito; essa aceitação vem de Deus e se baseia na fé. 10Tudo o que eu quero é conhecer a Cristo e sentir em mim o poder da sua ressurreição. Quero também tomar parte nos seus sofrimentos e me tornar como ele na sua morte,11com a esperança de que eu mesmo seja ressuscitado da morte para a vida.

7- Do avestruz

Perde a possibilidade de voar, para

Ganhar a paz do cuidado de Deus e supreender os cavalos

Jó 39:13-18

13“Como batem rápidas as asas da avestruz!

Mas nenhuma avestruz voa como a cegonha.

14A avestruz põe os seus ovos no chão

para que a areia quente os faça chocar.

15Ela nem pensa que alguém vai pisá-los

ou que algum animal selvagem pode esmagá-los.

16Ela age como se os ovos não fossem seus

e não se importa que os seus esforços fiquem perdidos.

17Fui eu que a fiz assim, sem juízo,

e não lhe dei sabedoria.

18Porém, quando ela corre, corre tão depressa,

que zomba de qualquer cavalo e cavaleiro.

8- Da Keiza

Uma jovem de 24 anos da INA Londrina.

Perdeu a saúde, para

Ganhar a salvação de seu pai e todas as oportunidades de viver.

Conclusão:

Tudo é uma questão de escolha.

Você pode escolher ficar com a alma presa no passado e nas frustrações, ou

Continuar unidos com Jesus. 4Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo.

O que você vai escolher?

Anúncios

22 de abril de 2013 - Posted by | INA-CP, Pastoral

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: