Monte de Adoração

Paulo Moral & Cecília Moral

Liderança – Seitas e Falsos Mestres 3

Continuação da série.

H. #7 Separação da Igrejaao invés de uma cultura de honra em relação à Igreja por inteira

1. Seitas: Seitas criticam e excluem a maios parte do Corpo de Cristo e se dizem serem os únicos verdadeiramente salvos. Eles se separam da Igreja como uma elite espiritual, crendo que eles sozinhos tem um chamado especial e um status com Deus. Eles tem uma mentalidade polarizada de “nós contra eles”, o que causa a separação deles de outros na Igreja e sociedade. Eles zombam e ridicularizam os crentes que diferem deles. Eles desonram o Corpo de Cristo, vendo todas as outras denominações e ministérios como sendo um erro.

2. A Bíblia: Nós amamos a Deus por amarmos a Igreja por inteiro, isso é muito especial pra Ele. Nós temos q cultivar uma cultura de honra no nosso meio, que enfatize abençoar outros ministérios sem criticar e um espírito de inclusão sem elitismo.

3. Nós temos que abençoar as virtudes que estão florescendo (que não estão maduras ainda) de todos os ministérios, independente de suas deficiências e sem apontar as suas diferenças de foco ministerial, estilo e padrões de excelência. Todos nós temos deficiências no ministério e precisamos que outros ministérios mostrem a plenitude de Cristo para nossa cidade e nação. O Espírito Santo nos proíbe de verbalizarmos as deficiências e diferenças deles.

I. As Escrituras deixam claro que há tempos que trazem julgamentos de justiça a ministérios com doutrinas e comportamentos destrutivos (Mt. 18:15-17; 1 Cor. 5:1-11; 2 Cor. 11:12-15; 1 Ts. 5:14,21; 2 Ts. 3:6-14; Ap. 2:2, 14-15, 20). Nós devemos fazer isso da maneira certa e com o espírito correto.

 

II. COMO DISCERNIR UM FALSO PROFETA OU MESTRE

A. Os cristãos são exortados a julgarem os espíritos ou discernirem o espírito que está por de trás do ensino ministerial.

“Amados, não creiais a todo o espírito, mas provai se os espíritos são de Deus, porque já muitos falsos profetas se têm levantado no mundo” (1 João 4:1)

B. Nós somos chamados a provar todas as doutrinas e ministérios de quem somos abertos a receber. Nós devemos desafiar cada ensino que ouvimos á luz das Escrituras.

“Examinai tudo. Retende o que é bom.” (1 Tessalonicenses 5:21)

C. Jesus disse que nós só podemos examinar e conhecer um ministério pelos seus frutos. Jesus comparou os falsos mestres a lobos, porque eles são perigosos no seu efeito sobre as pessoas e enganosos nas maneiras de liderarem o povo. O lobo é o inimigo natural da ovelha, que não pode se defender. O lobo (falso profeta) se disfarça de ovelha (verdadeiro profeta) dizendo guardar as Escrituras.

“15 Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas, interiormente, são lobos devoradores. 16 Por seus frutos os conhecereis.17 Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus..20Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.” (Mateus 7:15-20)

D. Jesus mudou sua metáfora de lobos no meio de ovelhas, para frutos nas árvores. Talvez nós não conseguíssemos discernir um lobo imediatamente, mas é bem claro se um fruto de uma árvore é comestível. Nós devemos conhecer ou testar um fruto na vida de um mestre. Existem testes morais e doutrinais. Sã doutrina e vida em santidade são, com certeza, frutos de um bom líder. Não é possível examinar um fruto á distância. Pois, Jesus não nos exorta a nos tornarmos críticos dos outros se autodenominando “caçadores de heresias”.

E.  Devemos levantar avisos dos perigos de seitas com suas práticas enganosas e perigosas técnicas de pressões psicológicas tais como lavagem cerebral.

III. COMO EVITAR DECEPÇÃO (próximo artigo)

 

Anúncios

29 de outubro de 2011 - Posted by | Sobre Liderança

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: