Monte de Adoração

Paulo Moral & Cecília Moral

PQGP 21 – Pregação Bíblica 5 – UMA BOA COMUNICAÇÃO

Conversa entre duas senhoras. Uma delas disse à outra: “nosso pastor é formidável. Consegue pregar um sermão em qualquer versículo”. Com a mão na boca, rindo, a outra diz: “o nosso é mais formidável ainda. Prega o mesmo sermão, usando qualquer versículo”.

Conteúdo e boa comunicação é fruto de trabalho e dedicação.

Vejamos algumas sugestões para uma boa comunicação.

5- SUGESTÕES QUANTO À COMUNICAÇÃO

Alisto, a seguir, cinco sugestões para uma pregação eficiente, que publiquei em um artigo,

Reflexões sobre o púlpito brasileiro” (COELHO FILHO: “Reflexões sobre o púlpito brasileiro”, in HORREL, Scott (coord.). Vox Scrpturae, vol. IV, número 1, março de 1994.)

Primeira: Domine seu assunto. Estude bem o sermão até saber cada parte e o todo. Saiba exatamente o que deve dizer. Assim, você não se perderá e evitara digressões ociosos, desnecessárias, e muitas vezes prejudiciais.

Segunda: Aprenda a reconhecer os pontos fracos, os defeitos e as deficiências das comunicações dos outros. Pode parecer deselegante, mas não é para sair criticando, e sim para desenvolver o senso crítico, a capacidade de analisar o que está errado. É que somos instruídos a sempre aceitar o que os outros dizem, pois estão falando de Deus.

Terceira: Agora faça o mesmo consigo. Analise sua pregação. Você não é melhor do que eles. E, se eventualmente for, poderá melhorar. Talvez cometa os mesmos equívocos e se os viu como prejudiciais, poderá eliminá-los de sua prática.

Quarta: Desenvolva habilidades no sentido de aperfeiçoar a sua capacidade de comunicação. Seja crítico consigo mesmo. Grave seus sermões e os analise. Peça a uma pessoa de confiança que aponte falhas, etc. Geralmente esta tarefa alguns pastores confiam às esposas. Mas cuidado para não criar uma crise conjugal. Ela pode dizer a verdade e você não gostar…

Quinto: Procure aperfeiçoar sua capacidade de comunicação. Corrija seus erros, estude seu idioma, elimine os maneirismos verbais, e se for o caso, procure ajuda profissional. Sobre estes dois últimos tópicos, recomendo, com humildade, a leitura do anexo 2, nesta apostila. Atrevo-me a sugerir dois excelentes livros. O primeiro é A Técnica da Comunicação Humana, de Penteado, da Biblioteca Pioneira de Administração Pública. Meu exemplar é de 1987, quando saiu a 9a. Edição. Deve ter havido reedições. O segundo é Técnicas de Comunicação Escrita, de Izidoro Blikstein, editado pela Ática. O leitor poderá aplicar seus conceitos à comunicação verbal, além de aprender, também, como redigir bem, o que ajudará em suas pastorais e artigos.

CONCLUSÃO (próximo artigo)

Fonte: Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho – Apostila: Pregação Bíblica

Anúncios

14 de junho de 2011 - Posted by | Kerigma

Nenhum comentário ainda.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: